Descrição das Unidades Curriculares

 

UNIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS

 

Teorias e Métodos em Antropologia (João Leal)

Caminhos da teoria antropológica: onde estávamos e onde estamos. A antropologia contemporânea. Entre o local e global: uma antropologia situada. A multiplicação dos tópicos de análise: uma antropologia diversificada. Novos diálogos inter-disciplinares: uma antropologia aberta. Cultura, sociedade e política: uma antropologia crítica. s futuros da teoria antropológica: entre a inovação e o retorno crítico aos clássicos. os desafios teóricos aos desafios metodológicos: novos objectos e novos terrenos. O método etnográfico hoje: desenho de pesquisa e trabalho de campo. Etnografia e teoria: o lugar da comparação.

 

Antropologia e Imagem (Catarina Alves Costa)

Documentarismo, sua história, tendências recentes e aplicações para o conhecimento antropológico. Questões da subjectividade, posição da Câmara, experiências feitas, em especial nos anos 60 com o Cinéma Vérité e com o Direct Cinema americano. Antropologia Visual, começos do uso da imagem, as várias tendências, escolas e correntes teóricas (em França, Inglaterra, Alemanha e nos EUA). O lugar do filme no contexto académico da Antropologia. Cultura Visual: fotografia e vídeo amador como fontes para a reflexão antropológica. Arquivos, Biografias e diários, a aproximação museológica e arquivística. Métodos visuais em pesquisa social, análise com imagem, o ensaio fotográfico – reflexão em torno da ligação histórica entre Antropologia e Fotografia. Documentarismo de vocação etnográfica em Portugal. A ruralidade e uma Etnologia da urgência nos anos 60. Estudos de caso.

 

Exibição, Parada e Performance (Maria Cardeira da Silva)

Exibição da cultura, identidade e etnicidade: rito, performance, parada e monumento. Culturas em cena – antropologia da dança, da antropologia do teatro, antropologia da festa e do rito e antropologia dos media.  Etnografia e outras formas e suportes de display da cultura: filme etnográfico; novos écrans e culturas virtuais; etnografia e literatura; a natureza como display da cultura. Imagens da Nação e Império: cartaz da nação; museologia e colonialismo; exposições mundiais; retóricas e políticas culturais externas Diferença em cena: consumos e display; culturas juvenis e performance; multiculturalismo e performance cultural; cultura como expressão de classe.

 

UNIDADES CURRICULARES OPCIONAIS

 

Usos da Cultura (Paula Godinho)

Formulações e debates antropológicos em torno do conceito de cultura. Apropriações do conceito de cultura 1: cultura e construção de nações; políticas da cultura. Apropriações do conceito de cultura 2: cultura, património e mercantilização; contextos locais do uso da cultura. Cultura, processos e identificações: debates e dilemas. Especialistas da cultura e intermediações

 

Documentário (José Manuel Costa)

Questões de identidade teórica e histórica: o documentário como movimento da arte cinematográfica e como factor de correcção; o documentário como metonímia (o confronto com o real como questão intrínseca da imagem cinematográfica). Pólos de evolução histórica. A questão do advento. Os precursores (R. Flaherty e o realismo cinematográfico). Documentário e vanguardas na transição dos anos 20 para 30. Pólos matriciais do documentário de 30 (escola inglesa, J. Ivens, escolas americanas). Relações com o paradigma formativo e com a evolução dos paradigmas. A revolução do cinema directo. Pólos do documentário de 60 (Canadá, EUA, França). Exploração do tempo e incidências sobre o tratamento do espaço. Articulação com o paradigma teórico realista. O documentário pós-anos 60: transformações de linguagem; o novo papel da montagem. A evolução do documentário moderno em F. Wiseman. Percursos alternativos no documentário contemporâneo. Releitura da história do cinema a partir destas articulações. Documentário, realismo e construção do cinema moderno. Redefinições territoriais: o documentário e a televisão; o documentário nas fronteiras do cinema e nas novas áreas de cruzamento entre as artes.

 

Imagens Contemporâneas (Margarida Medeiros)

O seminário “Imagens Contemporâneas” centrar-se-á na análise e discussão de um conjunto de obras/autores que trabalham sobre a imagem (fotografia, video, cinema) no âmbito de diferentes estratégias artísticas tendo como instrumentos determinados texto teóricos referenciados. Assim, o seminário será estruturado em 3 partes: A imagem como dispositivo nostálgico e necrófilo: o arquivo, o registo, o snapshot. A fusão entre vida e narrativa: “Long Holidays”, de Johan Van der Keuken, Sophie Calle: uma “vida dupla”. Imagem e “efeito de real”:estratégias do documentalismo entre o séc. XX e XXI. As fronteiras entre documentário e ficção. Da Street Photography à encenação ao ar livre: William Klein, Erwin Wurm, Jeff Wall, Rineke Dekstra, Christian Boltanski. Imagem e performance: estratégias de encenação no final do século XX.Neste capítulo do programa serão analisadas e discutidas algumas obras que partem da encenação e da auto-encenação tendo na imagem o seu produto final: Cindy Sherman, Sam Taylor-Wood, José Luís Neto.

 

Programação Museológica (Graça Filipe)

Conceitos de projecto, programa e programação em contexto museológico (e patrimonial). Programação e enquadramento legal da criação e do funcionamento de museus em Portugal. Metodologia da programação museológica – do espaço institucional do museu ao território de intervenção museológica; etapas e intervenientes (do diagnóstico/situação de partida ao programa definitivo). Programação vinculada a redes e sistemas museais. Programação como instrumento de planificação e de sustentabilidade de um museu/de património valorizado e fruível ao público. Casos de estudo e análise de boas práticas – levantamento e selecção de casos, visitas de estudo, palestras e debates com alguns intervenientes na programação de museus e/ou autores de documentos programáticos e projectistas.

 

Opção Livre

(a escolher entre as unidades curriculares oferecidas por outros mestrados da FCSH)

 

 


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