CULTURAS EM CENA E TURISMO (Área de especialização)

 

 

Área de Especialização:

Culturas em Cena e Turismo

 

Objectivos

O curso contempla diferentes formas de encenação, exibição e consumo da cultura. Investe preferencialmente

  • no conhecimento das realidades e capacidade de reflexão teórica antropológica relativa aos processos de mercadorização e encenação da cultura concomitantes com a expansão mundial do turismo
  • na formação para uma intervenção crítica na monitorização de projectos de desenvolvimento na área do turismo, património material e imaterial, musealização, programação e cooperação cultural, particularmente em contextos de multiculturalidade
  • no conhecimento e capacidade de diálogo e interacção interdisciplinar e interinstitucional com vista à afirmação da pertinência do conhecimento antropológico nos campos do turismo, património, cooperação, programação, mediação e animação cultural.

A área de especialização em Culturas em Cena e Turismo visa estimular a reflexão e a qualidade de intervenção de investigadores na área do turismo e de outros profissionais ligados à classificação, promoção e difusão do património material e imaterial, animação, mediação, cooperação e promoção cultural. Pretende ainda contribuir para estreitar as relações entre a Universidade, formadora de massa crítica, e os diversos agentes envolvidos no campo do turismo, do património, cooperação, programação e mediação cultural.

A abordagem específica da temática da mercadorização e encenação das culturas e do turismo tira partido da investigação conduzida por vários docentes do Departamento de Antropologia da FCSH e de outros convidados nas áreas do Turismo, Cooperação Cultural, Património, Exposição e Visibilidade da Cultura, o que a coloca em posição privilegiada para complementar e concorrer com outras ofertas na área do turismo especialmente vocacionadas para a economia, o desenvolvimento, a organização do território e o marketing. O panorama contemporâneo, em que o turismo cultural ganha especial relevância, carece deste tipo de aproximação às dimensões culturais e sociológicas dos seus impactos locais.

Este ano, o mestrado em Antropologia: Culturas em Cena e Turismo associa-se às actividades do CRIA Centro em Rede de Investigação em Antropologia, ao programa Distância e Proximidade da Fundação Calouste Gulbenkian e ao Ciclo de Colóquios Museus e Património Imaterial do Instituto de Museus e Conservação.

Descricão das Unidades Curriculares (clique para ver)

Obrigatórias

  • Teorias e Métodos da Antropologia
  • Antropologia do Turismo
  • Usos da Cultura

Opções Condicionadas (a)

  • Antropologia do Desenvolvimento Local
  • Exibição, Parada e Performance
  • Património, Ambiente e Museologia
  • Antropologia e Imagem
  • Antropologia do Ambiente
  • Programação Museológica
  • Opção Livre

(a) os alunos deverão fazer três destas unidades lectivas, uma obrigatoriamente na área científica predominante do curso

Opções Condicionadas (b)

  • Dissertação
  • Trabalho de Projecto
  • Relatório de Estágio (b) Os alunos escolhem uma destas modalidades da parte não lectiva do curso

(b) Os alunos escolhem uma destas modalidades da parte não lectiva do curso


2 Respostas to “CULTURAS EM CENA E TURISMO (Área de especialização)”

  1. In uno dei suoi momenti cupi, Pascal dece che tutta l’infelicità dell’uomo proviene da una causa sola, non sapersene stare quieto in una stanza. “notre nature” egli scrive “est dans le mouvement…La seule chose qui nous console de nos misère est le divertissement”. Diversivo. Distrazione. Fantasia. Cambiamento di moda, di cibo, amore e paesaggio. Ne abbiamo bisogno come l’aria che respiriamo. Senza cambiamento corpo e cervello marciscono. L’uomo che se ne stà quieto in una stanza rischia di impazzire, di essere tormentato da allucinazioni e introspezione. (Bruce Chatuin, in Anatomia dell’irrequietezza)

  2. […] Culturas em Cena e Turismo […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: